sexta-feira, 22 de julho de 2011

Principio de Pareto


No fim do século XIX, o economista sociopolítico Vilfredo Pareto observou que havia uma distribuição desigual de riqueza e poder na população total. Ele calculou matematicamente que 80% da riqueza estava em mãos de 20% da população 
O diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.Sua origem decorre de estudos do economista italiano Pareto e do grande mestre da qualidade Juran.

Como fazer o diagrama de Pareto?
Alguns passos importantes:

1.   determine o tipo de perda que você quer investigar.
2.   especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar.
3.   organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar
4.   preencha a folha de verificação
5.   faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de freqüência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa freqüência sob denominação “outros” e calcule o total.
6.   calcule as freqüências relativas, as freqüências acumuladas e as freqüências relativas acumuladas.
Ex.: Distribuição das peças segundo o tipo de defeitos
                                                    
Defeito

Frequência
relativa
Freq. Acum.

A
0,35
0,35
B
0,25
0,6
C
0,15
0,75
D
0,1
0,85
E
0,1
0,95
D
0,05
1
Total
1


 

Algumas recomendações:


O diagrama de Pareto estabelece prioridades, isto é, mostra em que ordem os problemas devem ser resolvidos.
  1. verifique e teste diversas classificações, antes de fazer o diagrama definitivo
  2. estude o problema medindo-o em várias escalas
  3. quebre grandes problemas ou grandes causas em problemas ou causas específicas, estratificando ou subdividindo em aspectos mais específicos.

    Exercícios


    1. Uma pesquisa sobre satisfação do cliente com uma amostra de 210 indivíduos que tiveram alta de um grande hospital urbano durante o mês de junho levou à seguinte listagem de 384 reclamações:

    Motivo de reclamação
    número
    Aborrecimento com outros pacientes/visitantes
    13
    Atrasos para exames
    34
    Barulho
    28
    Falta de atendimento à campainha
    71
    Respostas inadequadas às perguntas
    38
    Serviço de alimentação precário
    117
    Tratamento ríspido por parte do corpo de funcionários
    62
    Todos os outros
    21
    Total
    384
    ·       

    Exercício:
    Construa um diagrama de Pareto
    Faça um resumo dos resultados que encontrou e sugira melhorias.

 



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